quinta-feira, março 22, 2007

Salada de Picles / Bolo de Chocolate e Cupuaçu / Sopa de Cenoura com Beterraba

Querido diário culinarístico, venho esta noite comentar a respeito dos últimos pratos que desenvolvi. Mas antes, um pouco sobre minha vida de doente: hoje realizei um procedimento cirúrgico para retirar as benditas pedras nos rins que me tiram a paciência há algumas semanas, agora só é esperar pra notar a melhora, não posso esperar para poder comer pimenta de novo!
Já deu, vamos ao que interessa.

Salada de Picles com Arroz de Espinafre. Estava eu lá na Casa Roma certo dia comprando tofu, quando me deparo com esse intrigante arroz enriquecido com espinafre do Bob Esponja, claro que não resisti e o comprei. Então certo dia eu com fome & preguiça estava querendo fazer algo rápido e refrescante. Acabei com isso aí: arroz de espinafre com brócolis, macaxeira (aipim para sudestinos) e um pouco de alho torrado por cima, com uma salada bem refrescante de picles caseiro e legumes. Faz-se picles de diversas maneiras, muitas bem fáceis, faço o meu deixando o pepino de molho numa mistura de açúcar, sal e vinagre, beeeeem refrescante. Nota 8.

Bolo de Chocolate e Cupuaçu. Bem, pra quem não mora em Manaus, meus pêsames, pois vocês nunquinha encontrarão cupuaçu fresco e bom do jeito que temos aqui, essa fruta é fantástica e versátil, é muito usada em sucos (meu favorito até) e doces artesanais.
Eu estava com saudades dos meus bolos e decidi tentar essa receita nova, substituindo o leite de soja de outra receita pelo suco de cupuaçu, ficou ótimo, principalmente no dia seguinte. Recheei o bolo com um doce de cupuaçu caseiro da minha avó que é perfeito, misturando-o com um pouco de chocolate derretido, a cobertura foi feita usando chocolate, açúcar, suco de cupuaçu e um pouco de trigo para dar a textura de cobertura. Nota 9.

Sopa de Cenoura e Beterraba. Eu ando estranho esses dias, sempre tive preguiça pra cozinhar, digo, quase sempre, optando assim muitas vezes por receitas fáceis e rápidas, mas mesmo com toda a preguiça do mundo tenho cozinhado quase todos os dias e em todas as refeições, acho que isso é um reflexo direto da minha saúde atual, tirando a fomigerada dor renal.
À sopa! Sim, sim. Abri a geladeira e vi lindas cenouras grandes e coloridas na minha frente e o desejo de sopa me veio à cabeça. Usei três cenouras grandes e uma beterraba, fervendo-as em água salgada com meio caldo de legumes até ficarem moles no ponto certo para bater no liquidificador. Noutra panela anti-aderente, refoguei três cabeças de alho, meia cebola, orégano, alho poró, a outra metade do caldo de legumes e um tomate pequeno, até dar o ponto certo, corrigindo o sal. No liquidificador bati a cenoura e beterraba usando parte da água em que foram cozidos, adicionando o refogado, até atingir a textura desejada. Levei ao fogo e adicionei brócolis previamente cozido no microondas, usando a água do cozimento para se chegar à grossura ideal. Ficou completamente delicioso, uma surpresa total pra mim pois não esperava algo tão bom. Nota 10, sem dúvida!

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Opa! Curti seu blog. Moro em Belém há 7 anos, e é meio foda encontrar pessoas que são veggie ou vegans por aqui. Parabéns pelo blog. Continue postando em português. Abraço! Carioka.

4:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Porra, "caro usuário" foi foda >xDD
Bom, eu tô viciado em blogs/flogs de comidas o_O''
Sei lá, parece tão... Artístico XDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD~~
Fodation mesmo o_o
E ei, o que você substitui o ovo nos bolos? XD
Cê me disse uma vez, mas eu esqueci o.o'''

Falow \o\

11:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

vc guardou um pedaço do bolo para mim e para july???
=(
se não vai ter que fazer outro só para nós duas =)!!!

quero bolinho

5:03 PM  
Blogger Ikingut said...

>>>carioka
Obrigado pelo apoio, pelo visto vou continuar postando em português mesmo. E tem mais, se quiserem alguma receita na íntegra com todos os ingredientes só é pedir que eu dou um jeito.
Valeu.

>>>junji
Na parte dos links eu tenho alguns outros blogs ou sites relacionados à comida, todos vegetarianos, claro, mas bem legais tbm. Dá uma olhada no Vegan Lunch Box e no Veginity.com, são ótimos.

>>>jana
Oh, ainda tem sim bolo aqui, sobrou bastante até, só é vir comer. Ainda estou dodói mas aceito visitas ;D

abraço para todos.

11:47 PM  
Blogger Ikingut said...

>>>junji
Ah junji, esqueci de responder a sua pergunta, pra bolos geralmente substituo o ovo por tofu mesmo, soft tofu pra ser exato, pra cada ovo usa-se 1/3 de copo de tofu. Na receita, por incrível que pareça, só uso a quantidade para 1 ovo apenas.

abraços

11:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu aniversário está chegando e esse bolo vai ser a pedida.
HAHAHAHAHAHA.
Abraço!

1:34 AM  
Blogger Ikingut said...

>>>carioca
Se quiser posso dar a receita pra vc testar na integra, nem é difícil, sério ;D

6:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tofu? o.O

Que diferente XDDDDDDDD
Será que funciona caso eu queira fazer um bolo e eu nom tenho ovo à minha disposição? o.ô'''

Ateh mais \o\

4:37 PM  
Blogger Unknown said...

Ah, quando é que você vai voltar a atualizar o seu blog?
Faz teeeeeeempo que ele não é atualizado...
Whatever, eu passo aqui de vez em quando.

Até mais \o_

4:13 PM  

Postar um comentário

<< Home